As origens
As origens do Feng Shui remontam à antiguidade Oriental, crê-se que há 3500 anos. Embora os primeiros registos datem da dinastia Tang (618-907), é bem provável que existissem antes, já que nos primórdios os mestres ensinavam os discípulos através da palavra e não de registos escritos.Um exemplo disso é a Cidade Proibida onde foram encontrados indícios da prática de Feng Shui.
De início os Imperadores tinham uma preocupação especial em aplicar esta arte aos cemitérios/túmulos/ sepulturas dos antepassados já que acreditavam que o destino dos vivos era, em larga medida, uma consequência da qualidade do Feng Shui dos túmulos dos antepassados. Especula-se até, que a ascensão dos líderes Mao Zedong e Deng Xiaoping ficaram a dever-se ao poder de orientação especial das sepulturas dos antepassados.
O próprio político Mao baniu mesmo a prática de Feng Shui na China. Foi quando a maior parte do mestres e praticantes de Feng Shui fugiram para algumas colónias, como Taiwan, Hong Kong e Malásia. Só muito tempo depois o Feng Shui passou a ser aplicado novamente na China de uma forma livre.
Porém no século XX o Feng Shui foi ganhando cada vez mais popularidade e tornou-se acessível a todas as classes sociais. Atravessou ainda os mares e chegou ao Ocidente através dos monges, missionários e ainda por colaboradores ligados às empresas multinacionais Inglesas no Oriente.